Teresa Manjate

Docente Universitária-Professor Associada

Teresa Manjate é investigadora sénior, com a categoria de Professora Auxiliar. É doutorada em Literatura Oral e Tradicional pela Universidade Nova de Lisboa. Faz pesquisa na área de Literaturas Africanas, Literatura Oral, Conhecimento Local, Semiótica e Cinema.   É activista e trabalha em protecção dos direitos humanos da criança. Nesta perspectiva colabora com a SANTAC (Rede da África Austral contra o Tráfico e Abuso de Crianças), com a terre des hommes - Germany. Já colaborou com a OIM (Organização Internacional das Migrações). Actualmente está a trabalhar na recolha e registo e catalogação de literatura oral em Moçambique, na elaboração de um dicionário de símbolos, a partir do material recolhido; no desenvolvimento de uma pesquisa em torno do cinema moçambicano. 

Publicações:

MANJATE, Teresa (2014) “A Representação da Mulher nos Provérbios Tsonga e Macua-Lómwè: centro ou periferia?” in Coloquio Interdisciplinar sobre Provérbios,  Associação Internacional de Paremiologia, Tavira.

MANJATE, Teresa (2014) “ Para uma Reinvenção do Conceito de Intelectual ou “O Intelectual esquecido”: o problema da ética no campo dos saberes orais e tradicionais” in Os Intelectuais Africanos Face aos Desafios do Seculo XXI, Actas da 2ª Conferencia Internacional, em Memória de Ruth First e por ocasião dos 50º aniversario da Universidade Eduardo Mondlane, CEDIMO, Maputo. 

MANJATE, Teresa et all (2014) Os Intelectuais Africanos Face aos Desafios do Seculo XXI, Actas da 2ª Conferencia Internacional, em Memória de Ruth First e por ocasião dos 50º aniversário da Universidade Eduardo Mondlane, CEDIMO, Maputo

MANJATE, Teresa et all (2014) Literatura Neutra ou Engajada? Editora Escolar, Cadernos de Ciências Sociais, Maputo.

MANJATE, Teresa (2014) – “Notas sobre Lindo Hlongo. Memórias: uma construção individual e colectiva” in Jornal Noticias, Suplemento Cultural (Outubro, 2014)

MANJATE, Teresa (2012) “Literatura Oral: rupturas e continuidades” Maputo: Revista Estudos Moçambicanos,

MANJATE, Teresa (2013) “Literatura Oral: rupturas e continuidades”, in Estudos Moçambicanos 22, Revista de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos Moçambicanos, Universidade Eduardo Mondlane, ISSN 10240667, (27-37), Maputo.

MANJATE, Teresa (2013) Children on the Move (project), SANTAC& terre des     homme, Germany, Maputo.

MANJATE, Teresa (2012) “Da performance como expressão de um novo paradigma” in Estudos Moçambicanos 23, Revista de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos Moçambicanos, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.

MANJATE, Teresa & BAVO, Carlos (2012) Desenvolvimento e diversidade cultural em Moçambique: homogeneidade global, diversidade local. Coord.ede Edição. Editora Centro de Estudos Africanos, Universidade Eudardo Mondlane, Maputo.

 

MANJATE, Teresa e Tatiana Machavela (2012) “Children on the Move”, Maputo: terres des homes, Germany & SANTAC, Maputo.

MANJATE, Teresa (2012) “Qualidade e Educação” Maputo: Revista Cientifica da Universidade Politécnica (no prelo)

MANJATE, Teresa (2005) O BI do Macaco, Ed. Apenas Livros, Lisboa (Brochura, parte integrante de um projecto sobre simbolismo e interculturalidades).

MANJATE, Teresa (2007) “Representation of power through Oral literature:

The Tsonga proverbs” file:///C:/Users/User/Downloads/poder%20-%20proverbios%20(2).pdf

MANJATE, Teresa (2000) O Simbolismo no Contexto Proverbial Tsonga e Macua Lómwè, Promédia, Maputo.