Carlos Zimba
Investigador Científico-Investigador Assistente
É investigador, formado nas áreas de Linguística e Ensino do Português. Possui Mestrado em Ensino do Português Como Língua Segunda desde 2014 num curso bi-titulado pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. Esta no presente momento a fazer o Doutoramento em Linguística pela UEM, FLCS, onde pesquisa sobre “Erros ortográficos do Português cometidos por estudantes do Ensino Básico que têm o Makhuwa como Língua Materna”. Possui larga experiência de ensino ao nível dos vários subsistemas educacionais desde o Ensino Básico, Formação de Professores Primários até ao subsistema de Ensino Superior, tendo actuado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão, Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Línguas Bantu de Moçambique, Metodologia de Ensino Bilingue e Métodos de Estudo. Sua área de interesse na pesquisa é sobre questões que têm a ver com a interface entre Fonologia e Escrita (Ortografia) e Literatura Moçambicana. É co-autor de vários materiais instrucionais em uso no sistema educativo moçambicano, dentre os quais, Livro de Português da 6ª, 8ª e 9ª classes e Módulo de Metodologia de Ensino Bilingue em uso nos Institutos de Formação de Professores em Moçambique.
Publicações de Livros
Zimba, C.; Cavele, D.; Cuta, M. (2004) Aprender a comunicar: Livro do aluno - 6ªclasse – Língua portuguesa. Maputo: Plural Editores.
Zimba, C.; Cavele, D. (2009) Português para todos - 8ª classe – Livro do aluno. Maputo: Editora Nacional de Moçambique.
Zimba, C.; Cavele, D. (2011) Português para todos - 9ª classe – Livro do aluno. Maputo: Editora Nacional de Moçambique.