Investigador (s): Armindo Ngunga & Ernesto Dimande

Investigador Principal: Armindo Ngunga

Financiador (s): Sem financiador

Período: 2015 - 2018

Abstract:

O uso de uma língua totalmente desconhecida pelos aprendentes constitui um dos factores que explica os resultados negativos do processo de ensino e aprendizagem, em Moçambique. Sobre este assunto, Chimbutane (2011) defende que o uso de uma língua familiar ao aprendente favorece a interacção ente e o professor; motiva o aprendente a uma participação activa e efectiva e estimula a criatividade linguística do aprendente. Contudo, para que tal aconteça, é necessário que existam materiais de ensino, entre os quais, manuais de aluno e do professor, gramáticas, dicionários e outros materiais. O presente projecto visa produzir um Livro de Iniciação a Língua Rhonda e enquadra-se no contexto de esforços que ajudam a equipar a língua para os futuros desafios e a garantir a sua sobrevivência da possível extinção ou atrofia.

Palavras-chave: Gramática; Língua Ronga; Gramática Descritiva.